A fisioterapia é um ramo da saúde que vai muito além de prevenir e tratar problemas funcionais, causados por traumas ou alguma doença. Para muitas pessoas, ela representa a diferença entre se entregar a uma dificuldade física ou superar os próprios limites.
A maioria dos indivíduos se sente fragilizada ao se deparar com alguma limitação no movimento, ainda que ela seja passageira. A atuação da fisioterapia recupera as funções motoras e isso repercute positivamente no bem-estar emocional, autoestima, autoconfiança e motivação.
Além disso, é um ótimo recurso para a prevenção de problemas musculares e ortopédicos, bem como a preparação funcional do corpo para o retorno ou início da prática esportiva.
Especialidades da fisioterapia
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece 15 especialidades da fisioterapia. São elas:
- Fisioterapia em Acupuntura
- Fisioterapia Aquática
- Fisioterapia Cardiovascular
- Fisioterapia Dermatofuncional
- Fisioterapia Esportiva
- Fisioterapia em Gerontologia
- Fisioterapia do Trabalho
- Fisioterapia Neurofuncional
- Fisioterapia em Oncologia
- Fisioterapia Respiratória
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica
- Fisioterapia em Osteopatia
- Fisioterapia em Quiropraxia
- Fisioterapia em Saúde da Mulher
- Fisioterapia em Terapia Intensiva
Destacamos aqui a Fisioterapia Traumato-Ortopédica; que se dedica de maneira mais aprofundada a traumas, lesões musculares, luxações articulares e lesões por esforço repetitivo (L.E.R) e a Fisioterapia Esportiva; que trabalha especificamente com a atividade física, esporte recreacional e profissional.
Ambas estão no centro da metodologia de trabalho da FisioTraining, pois nosso objetivo é que, após a recuperação de lesões, os pacientes passem a ser chamados de alunos, pois, com acompanhamento adequado e continuado, a fisioterapia se torna a chave para a conquista de mais saúde, bem-estar, longevidade e qualidade de vida.
Fisioterapia no alívio da dor
Por menor que seja, a dor é sempre um incômodo e ninguém deseja conviver com ela. Quando se trata de algo pontual ou por decorrência de uma topada, por exemplo, ela até pode ser resolvida de maneira mais rápida e espontânea ou com uso de medicamentos. Porém, a fisioterapia vai além do simples tratamento da dor; ela trabalha na restauração da funcionalidade do corpo e, desta forma atinge os fatores que causaram o problema. A eficácia do tratamento depende de outros aspectos.
O primeiro passo é passar por uma avaliação funcional minuciosa, que identifique os fatores desencadeantes da dor. Ela é um fenômeno multidirecional que envolve aspectos físico-sensoriais e emocionais, podendo inclusive ter mais de uma causa. Como exemplos podemos citar:
- Má postura no dia a dia;
- Realização de movimentos de forma incorreta;
- Traumas musculares;
- Esforço repetitivo;
- Intensidade exagerada de exercícios;
- Estresse;
- Sedentarismo.
Aliás, a falta de exercício físico acaba formando um ciclo vicioso: dor leva e menos exercício, que leva a mais dor. Quanto menos movimentamos nosso corpo, maiores as chances de sentir fraqueza, sofrer com encurtamento muscular, problemas de coluna, redução da mobilidade articular e flexibilidade corporal.
Após descobrir os motivos da dor, o fisioterapeuta se concentrará no que é necessário para sanar essa dificuldade. O atendimento personalizado faz toda diferença nesse momento, pois cada pessoa e cada ponto de dor tem necessidades específicas, e cabe ao profissional concluir o que deve ser trabalhado primeiro: correção de postura, melhora da consciência corporal do movimento, ativação ou fortalecimento muscular, alongamento, resistência, etc.
Para evitar a reincidência da dor, na FisioTraining fazemos a transição da fisioterapia para o início do treinamento físico, trabalhando do tratamento ao treinamento!