Fisioterapia como aliada no treinamento físico

Fisioterapia como aliada no treinamento físico

Você sabia que a fisioterapia também pode te ajudar a iniciar ou retornar aos treinamento físico?

Ao longo da vida, por vários motivos, as pessoas acabam deixando de praticar exercícios físicos periodicamente. Este sedentarismo prolongado pode resultar em adaptações musculares, articulares e posturais que levam à redução da capacidade funcional para atividades de vida diária. Além disso, dificulta a readaptação funcional do corpo no retorno à prática de exercícios físicos.

A prática fisioterapêutica trata-se de melhorar a funcionalidade do corpo; não se limita à recuperação de dores e lesões, oferecendo ao indivíduo uma vida com mais qualidade, segurança e bem-estar nas suas atividades diárias.

Esta característica da fisioterapia de avaliar a funcionalidade do corpo e, por consequência, identificar os fatores que devem ser trabalhados, é importante para iniciar e/ou auxiliar o personal/treinador na preparação esportiva de pessoas sedentárias ou que estão retornando aos treinos após lesão.

Como iniciar o treinamento físico?

O primeiro passo é ter clareza sobre dois pontos específicos:

  1. O que me levou a iniciar esse treinamento físico?
  2. Qual a forma mais adequada de fazer isso?

Há diferentes motivos para iniciar uma preparação ou atividade física, mas em todas elas o resultado é o mesmo: mais saúde. Porém, pode ser que você esteja sofrendo com o sedentarismo, alguma lesão ou patologia específica, e caberá a um profissional avaliar seu histórico, necessidades e características para determinar o que é melhor para você, neste momento.

A maioria dos clientes da FisioTraining chegam até nós com algum problema funcional já estabelecido, mas em determinado ponto do tratamento chega a hora de “virar a chave” e passar de paciente a aluno e essa é uma conquista para todos nós.

Um treinamento físico personalizado, levando em consideração o histórico da pessoa e nossas observações na avaliação funcional, que possa unir exercícios do fisioterapeuta e do personal trainer significa um melhor desempenho, maior evolução física, menos dores e reincidência de lesões do aluno. É o cuidado #dotratamentoaotreinamento!

Cada pessoa possui necessidades específicas, que podem ser:

  • Melhora da estabilidade;
  • Realinhamento e equilíbrio postural;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Fortalecimento muscular;
  • Melhora da mobilidade articular;
  • Maior flexibilidade;
  • Condicionamento e resistência física;
  • Melhora da agilidade corporal;
  • Melhora da capacidade funcional.

Em todos eles há necessidade de entender os padrões de movimento, possíveis limitações e dificuldades do indivíduo, a fim de ajudá-lo a superar seus limites, promover saúde, autoestima e qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *